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O que é CloudOps?
CloudOps é abreviação de “Cloud Operations”, ou operações de nuvens, um serviço direcionado a operação de sua infraestrutura em nuvem por equipe especializada, conhecidos no mercado como Engenheiros de Cloud.
São profissionais de alto custo e vasta base de conhecimento que, geralmente, não são acessíveis para pequenas e médias empresas.
Composição do serviço
O serviço pode ser contratado de forma modular, atendendo seu negócio sob medida.
Conheça os módulos abaixo:
Monitoramento
Operacional
Coleta e validação de centenas de recursos de hardware e software, como: CPU, memória, I/O, storage, parâmetros de sistema operacional, etc.
Disponibilidade
Validação de acesso em portas TCP, UDP, conexões com aplicações web, testes de URLs e autenticações de sistemas, entre outras.
Notificações de alertas
Alertas de monitoramento são gerados e informados via aplicativo da Neture, e-mail, SMS e entre outras formas integradas.
Logs
Monitoramento de trilhas de logs utilizando a Neture AI, identificando anormalidades e erros de aplicação ou sistema operacional.
Armazenamento de dados estatísticos
Armazenamos dados de uso do hardware e informações relevantes para análises estatísticas.
Operação
Agendamento de procedimentos
Execução de procedimentos agendados por solicitação do cliente, como “deploy” de aplicações em ambiente produtivo.
Manutenção contínua
Atualizações de sistema operacional e ações preventivas e corretivas no ambiente.
Atualização de serviços
Atualização de serviços em Cloud seguindo especificações de fornecedores.
Suporte 24x7x365
Atendimento de plantão 24x7x365, disponível a qualquer momento para atender seu negócio.
Por que nosso serviço?
Com o CloudOps da Neture, entregamos a operação de sua Cloud como um serviço, permitindo que sua equipe usufrua de uma equipe de engenheiros de cloud para gerenciar seus servidores, aplicações, serviços e dados na nuvem.
Nuvens suportadas:
• Amazon Web Services
• Google Cloud
• Microsoft Azure
Como funciona?
Monitora recursos como uso de CPU, memória, I/O, recursos e parâmetros doe sistema operacional, entre outros.
Monitora serviços utilizados por seu sistema/operação, como bancos de dados, servidores de aplicação, servidores de autenticação, entre outros.
Monitora a disponibilidade de aplicações e sistemas web de fora de sua estrutura (caso expostos para internet), identificando qualquer variação no acesso quase imediatamente.
Acionamento inteligente
Nosso monitoramento de infraestrutura é tão poderoso, que detecta em apenas um minuto as mais leves variações de telecomunicações até hardware (servidores) e aplicações (software).
Isso deve-se à nossa capacidade de armazenamento de terabytes de logs e metadados, que passam por análises automáticas, permitindo prevenção e garantindo estabilidade de toda a estrutura disponibilizada a seu favor.
Quando há uma ocorrência em nosso monitoramento, veja abaixo como tratamos:
Alertas de indisponibilidade de serviços, nosso sistema de monitoramento alerta todos os especialistas designados para correção imediata do problema. Processo que se inicia no máximo em 15 minutos, comunicando o cliente e iniciando a solução.
Alertas de maior risco, como indícios de falhas ou instabilidades na infraestrutura de Cloud. São analisados imediatamente para correção ou abertura de chamado no fornecedor de Cloud.
Alertas de baixo risco como espaço em disco com menos de 15% livre. São analisados em seguida para identificar se há necessidade de atuação imediata da equipe.
São pequenas falhas que não requerem atenção imediata, geralmente algum rápido pico de CPU. São analisados posteriormente para identificar se há algum padrão ou necessidade de mais recursos de hardware.
Alertas de indisponibilidade de serviços, nosso sistema de monitoramento alerta todos os especialistas designados para correção imediata do problema. Processo que se inicia no máximo em 15 minutos, comunicando o cliente e iniciando a solução.
Alertas de maior risco, como indícios de falhas ou instabilidades na infraestrutura de Cloud. São analisados imediatamente para correção ou abertura de chamado no fornecedor de Cloud.
Alertas de baixo risco como espaço em disco com menos de 15% livre. São analisados em seguida para identificar se há necessidade de atuação imediata da equipe.
São pequenas falhas que não requerem atenção imediata, geralmente algum rápido pico de CPU. São analisados posteriormente para identificar se há algum padrão ou necessidade de mais recursos de hardware.
Atendimento ao Cliente
Nossa estrutura dispõe de ferramentas otimizadas para comunicação e identificação dos problemas relacionados à sua infraestrutura, onde você poderá abrir um chamado via central de atendimento
Trabalhamos com rigorosos níveis de atendimento para que seu negócio opere com tranquilidade. Todo o nosso atendimento é realizado através de nossa plataforma de atendimento, podendo ser abertas ocorrências via aplicativo no celular ou através do site.
Nosso atendimento é documentado e auditável, com histórico permanente em base interna.
Abaixo exemplificamos as prioridades de atendimento e seu tempo para início de atendimento:
Trivial
Conforme disponibilidade
Solicitações triviais
Alterações de ambiente que não tem prioridade e podem ser executadas a qualquer momento ou solicitações similares
Baixa
Conforme disponibilidade
Solicitações de baixa prioridade
Chamados de prioridade baixa são para agendamentos de rotinas ou solicitações que não tem horário para execução
Média
Até 24 horas
Solicitações de prioridade média
Será atendido dentro do horário comercial e de acordo com seu contrato de forma que não haja cobrança extra para o cliente
Alta
Até 4 horas
Solicitações de prioridade alta
Será atendido com maior prioridade dentro do horário comercial, porém se o atendimento já estiver em progresso e o horário comercial se encerrar, o trabalho terá continuidade até a sua finalização, podendo acarretar em cobrança extra caso o contrato não seja 24×7
Urgente
Até 1 hora
Solicitações urgentes
Prioridade muito alta, o chamado será atendido mesmo se houver cobrança extra para o cliente (exemplo: fora do horário 8×5 e sem contrato de 24×7) – Neste nível também será executado imediatamente, não respeitando Janelas de Manutenção, pois entende-se que o cliente tem urgência na execução do chamado. Pode gerar indisponibilidade no ambiente
Emergencial
Até 30 minutos
Solicitações emergenciais
Prioridade máxima, direcionada para casos de indisponibilidade de serviços. Neste caso todos os engenheiros da Neture serão acionados para atuar imediatamente neste caso
Como é calculada a cobrança do serviço?
O custo de operação da Cloud é calculado pelos módulos de serviços contratados, tamanho e complexidade da infraestrutura e
plano de atendimento escolhido, que é constituído pela quantidade de horas de atendimento e quantidade de chamados por prioridade.